Qualidade de Vida
Nutrição

Qualidade de vida e alimentação saudável são como lados de uma mesma moeda. Não é possível pensar em qualidade de vida sem que se tenha também qualidade naquilo que se come. Nesse texto, gostaria de propor uma reflexão um pouco diferente sobre a Alimentação e Saúde, para que cada um trace seus próprios passos para a alimentação saudável.

Alimentação refere-se não apenas aos nutrientes ingeridos, mas principalmente ao processo de escolha, preparação e consumo de alimentos. É o que, onde, com quem, por que e o que você sente quando come – envolve sensações, sentimentos, emoções, lembranças...

Dessa forma, ter uma alimentação saudável é aproveitar o ato de se alimentar e querer um bem-estar completo do nosso corpo, não apenas um corpo magro ou forte – isso é consequência. É entender que os alimentos não são simples “sacos de nutrientes”, mas têm gosto, nos trazem lembranças, são base de relações familiares; e que também alguns alimentos, que não estão na lista dos nossos preferidos, podem trazer muitos benefícios se introduzidos em preparações diferenciadas.

Será que contar cada caloria ingerida, ou então privar-se daquela torta especial da avó é ter qualidade de vida? Já reparou como nos sentimos bem ao comer uma comida gostosa? Sentir-se bem também é ter saúde.

A grande “sacada” da alimentação saudável é atingir o equilíbrio entre o teor nutricional (calorias, vitaminas, minerais) dos alimentos e o prazer envolvido na alimentação. Da mesma forma que comer apenas “fast-foods” faz mal à saúde, privar-se de um encontro com amigos por “estar de dieta” não é sinônimo de bem estar.

O consumo excessivo de sódio, gorduras, açúcar está relacionado à diversas doenças, mas há aqueles dias mais pesados, quando simplesmente queremos um chocolate quente. E isso é normal e saudável. Mas, atenção: os dias mais pesados devem ser a exceção!

Assim, comer bem é comer de forma equilibrada, da mesma forma que viver bem é viver de forma equilibrada!

Bom apetite!

Mariana Darro Canela e Ana Cristina Amgarten Tiengo - Nutricionistas