Família
Alimentação Saudável para a Família

Os costumes que adquirimos na família são aqueles que levaremos por toda a vida. Tem aquele jeito de cozinhar o arroz, aquela receita especial que é passada de geração para geração, o jeito específico de dobrar as meias ou o chá de hortelã da avó que nos recupera da gripe rapidinho. 

A família também exerce influência sobre os nossos hábitos alimentares, e isso tem impacto na saúde desde a infância até a vida adulta e velhice. A refeição em família estreita as relações de afeto e são ótimos momentos de educação nutricional.  

É crucial que toda a família entenda a importância de uma alimentação saudável para a prevenção e controle de diabetes, obesidade, infartos e doenças do coração, e passe a trabalhar unida para uma vida mais saudável.

Elaborar uma lista de compras incluindo uma variedade de frutas, verduras e legumes é uma boa ideia. A elaboração da lista de compras evita desperdícios de alimentos e de dinheiro e, assim, não nos esquecemos desses alimentos que (ainda) não fazem parte da rotina.

Compre menos óleo para cozinhar: o ideal é que uma lata de óleo dure um mês para uma família de 4 adultos.

Uma forma de incluir novos vegetais é buscar novas receitas – o número de receitas deliciosas onde podemos incluir legumes diferentes é infinito. Use a imaginação. Saladas com molhos diferentes, coloridas, são mais atrativas.

Não faça estoques de doces, bolachas recheadas, refrigerantes, deixe para finais de semana ou comemorações especiais. Prefira deixar melhores opções para aquele “lanchinho da tarde”, como torradas integrais, frutas, iogurtes, biscoitos sem recheio...

Aproveite os momentos em família com atividades ao ar livre – é uma boa forma de passar o tempo juntos e ainda praticar atividade física. 

Mariana Darro Canela e Cristiane Tiemi Biajolli Yagasaki - Nutricionistas

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