Empresas e Parceiros
Crédito e Consumo - Procon

A desorganização financeira pode ter sua origem em diversas situações como perda de emprego, gastos com a saúde, perda de um familiar provedor, problemas de ordem emocional como transtorno bipolar, jogo patológico e compras compulsivas.

Porém, independentemente da causa do descontrole financeiro, as consequências financeiras são avassaladoras e as consequências emocionais também estão presentes na vida de uma pessoa superendividada. Algumas dessas consequências são: dificuldade em se concentrar nas atividades, perda de apetite, problemas com o sono, ansiedade, irritação ou choro fácil.

E justamente pensando em auxiliar a população superendividada é que a Associação Viver Bem se juntou ao Procon/SP e ao Tribunal de Justiça no Projeto Piloto do Tratamento do Superendividamento, ministrando palestras de orientação sobre o descontrole emocional que normalmente acompanha a desorganização financeira, enfocando a importância de planejarmos nossa vida financeira, assim como planejar o pagamento das dívidas.

Em qualquer situação, as dívidas podem levar anos para serem liquidadas – o problema é que não nos planejamos, não temos reserva de dinheiro, nem mesmo evitamos adquirir novas dívidas antes de quitar as antigas. Infelizmente não fomos educados financeiramente e, ao atingirmos a maioridade, acreditamos ter adquirido a habilidade de lidar com o dinheiro, o que não é bem assim, pois somos surpreendidos por diversos facilitadores de gastos como, por exemplo, o cartão de crédito. Na história do dinheiro, passamos pelas trocas (escambo), depois moedas, notas, cheques e agora estamos na era do dinheiro de plástico, que pode ser muito útil quando usado com sabedoria ou uma arma mortal nas nossas finanças.

Somos bombardeados por estímulos ao consumo, pelas facilidades de compra, sejam elas as famosas parcelas, os financiamentos ou empréstimos consignados que se estendem por longos anos. Tudo para não nos sentirmos frustrados, mas ninguém nos ensina como poupar ou planejar uma compra. Nos jornais, resultados de pesquisas são apresentados diariamente referentes ao número de brasileiros que gastam mais que do ganham – que uma simples ida ao supermercado sem lista, sem algum tipo de planejamento ou mesmo com fome pode resultar num gasto maior do que necessário, que as crianças desde muito pequenas são altamente estimuladas ao consumo através das propagandas.

É preciso parar para pensar, nos educar financeiramente para realmente aprendermos a fazer boas escolhas financeiras.

Se você se encontra nesta situação entre em contato conosco ou acesse o link abaixo: